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Dicas para aplicar Inbound Marketing na sua empresa

Se você ainda não conhece o conjunto de estratégias Inbound Marketing, chegou a hora e vamos mostrar algumas dicas para aplicar na sua empresa.

Basicamente, Inbound Marketing é um processo que gera pessoas interessadas e potenciais clientes para a sua empresa a partir dos meios digitais, divulgando a sua marca ou serviços através de blogs, vídeos, redes sociais, sites, informativos com ajuda da criação de conteúdo, tornando uma experiência única na relação entre consumidor e empresa. As etapas que são desenvolvidas nesse processo são: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Atrair

Ao invés de gastar energia em procurar pessoas que poderiam se interessar sobre o seu negócio, o melhor é gastar energia na construção de algo digno de atenção e assim atrair muitas pessoas por espontânea vontade. Algumas formas de atração: blog, SEO, Links Patrocinados, Search (anúncios na pesquisa), Facebook ADS, redes sociais entre outros.

Converter

A etapa de conversão complementa a anterior. O visitante precisa virar lead para poder avançar no processo de compra. Nesse contexto, quando falamos de conversão, estamos nos referindo à ação do usuário de passar suas informações em troca de alguma recompensa ou benefício, como criação de ofertas de material rico -E-book, webinars, Landing Pages, formulários, CTA (call to action) e outros.

Relacionar

A partir da criação de conteúdos focados em diversos problemas e estágios, algumas estratégias precisam ser definidas para identificar os estágios em que os leads se encontram e fazer com que eles avancem na jornada, ou seja, acelerando o processo de compra. Entre eles estão: e-mail marketing, automação de marketing e nutrição de lead.

Vender

Todo trabalho de geração e nutrição de lead, visa produzir demanda e gera oportunidades de negócios para a sua empresa. Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio website, e em outro é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente. Mas para entendermos qual o momento certo e qual o lead mais qualificado, precisamos de no mínimo duas estratégias: Lead Scoring (pontuação de lead) e o CRM para organizar e melhorar a performance de vendas.

Analisar

Um dos principais diferenciais de Marketing Digital é poder avaliar precisamente os seus resultados com base em fatos. As possibilidades analíticas são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing. É possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com os seus sites, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente. Essa capacidade analítica é amplamente suportada por algumas ferramentas disponíveis, como a Web Analytics que possui a ferramenta mais conhecida: Google Analytics.

A cada dia, o Inbound Marketing está mais evidente nos planejamentos de agências e empresas de todos os portes, podendo ter suas técnicas aplicadas tanto por empresas multinacionais quanto por microempresários. Sendo assim, acompanhe as nossas dicas para aplicar o Inbound Marketing em sua empresa. Confira:

Conheça o seu público-alvo

Uma das primeiras ações que é necessário realizar no início da jornada do Inbound Marketing é um estudo aprofundado: qual é o perfil que o seu cliente possui? Não é suficiente saber apenas de dados básicos, como: faixa etária, gênero e escolaridade. É importante entender alguns detalhes sobre os hábitos como: O que ele gosta de fazer nos tempos livres? É empresário, funcionário ou empreendedor? Costuma ouvir quais tipos de música? E por aí vai.

Com esse estudo, é gerado um perfil do consumidor, que é chamado de persona, que é fundamental para poder traçar estratégias de criação de conteúdo direcionado e captar a atenção dos seus clientes e potenciais interessados.

Produza conteúdos e tenha um blog

Identificada a sua persona e já conheceu de maneira aprofundada o seu público, agora é hora de criar conteúdos específicos do seu negócio. Um e-commerce de vinhos, por exemplo, pode realizar diversos conteúdos em imagem, texto e vídeos trazendo informações de como escolher um vinho para cada ocasião, além de trabalhar com dicas sobre harmonizações, por exemplo.

É importante entender que esses conteúdos têm como finalidade auxiliar a sua empresa ou produto a se tornar referência no assunto, fazendo com que os leitores façam associação da sua empresa ou marca ao assunto tratado. Em paralelo, é claro que você vai precisar ter um canal online para publicar e disponibilizar estes conteúdos relevantes. Para isto, você pode usar ferramenta de blog no seu próprio site, tendo o conteúdo repassado em suas redes sociais.

Aplique o Call To Action (CTA) na divulgação do seu conteúdo

O CTA é fundamental e muito importante dentre todas as dicas de Inbound Marketing. Não podemos esquecer que o foco principal desta estratégia é captar o contato dos clientes a partir do conteúdo gerado no seu blog ou rede social. Porém, você não pode esperar que seu leitor e futuro cliente faça isso por vontade própria.

Deixe sempre visível o interesse que você tem em conhecer o seu cliente, os seus gostos e suas vontades. Por isso, algumas ideias e sugestões de CTA para você criar:

- Deixe um espaço para ele inserir o e-mail sempre que necessário.

- Faça ações na internet – promoções, divulgação de textos - que gerem engajamento entre as pessoas, visando a identificação dos seus clientes com sua marca ou produto.

- Realize promoções específicas para clientes que acompanham suas publicações.

Ofereça conteúdos qualificados para o seu público

A última dica e não menos importante, refere-se ao que eles estão procurando na internet. Porque não basta produzir conteúdo, disponibilizar no blog e nas redes sociais, se não existe um planejamento de que este conteúdo será relevante e importante para o seu nicho de mercado. O que os seus clientes querem saber? O que estão procurando no Google?

É indispensável que estes conteúdos atendam esta demanda, pois só assim a sua empresa continua mantendo um relacionamento com os seus clientes e ainda cria uma relação com os seus potenciais consumidores, através de informações úteis e no momento que eles precisam.

Se você quer entender mais como funciona o Inbound Marketing para a sua empresa, entre em contato com os nossos especialistas e entenda como podemos otimizar os seus resultados.

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